Tempo de leitura: 10 minutos
Nessa matéria trazemos uma conexão incrível entre duas empresas do ramo de tecnologia, além de uma avaliação bastante coerente do atual cenário.
Não deixe de conferir!
Comprar Imóvel X Comprar Sapatos?
A Smartus é sinônimo de conteúdo e inovação, à medida que a iTeleport é sinônimo de visitas virtuais! Recentemente, elas se conectaram no Fórum Imobiliário, o que se transformou em um verdadeiro podcast sobre o impacto da tecnologia na experiência do cliente.
Inicialmente, a Smartus introduziu o assunto sobre o impacto da tecnologia em múltiplos setores da economia. Francisco Toledo, CEO da iTeleport, destacou que a tecnologia é um catalisador para eliminação dos processos burocráticos e que todas as empresas devem abusar das plataformas digitais para conseguir economia de custos, velocidade na tomada de decisão e obtenção dos lucros.
Quando perguntado sobre a mudança na forma de compra e venda no mercado imobiliário, o CEO disparou: “A experiência de comprar um sapato, é mais completa que a de comprar um imóvel”. Essa frase de impacto foi o grande destaque da entrevista. “Enquanto você pode experimentar um sapato, passear um pouco, o cliente tinha que decidir a compra de um imóvel, muitas vezes, a partir de uma única imagem de uma planta baixa, que inclusive é de difícil compreensão por se tratar de um material técnico. Nosso objetivo é transformar o tour virtual numa experiência de degustação fácil, simples e rápida”.
A Segurança dada pela Vivência Virtual
“Desenvolvemos uma solução de visita virtual a partir da planta do imóvel: com o TELEPORT DE PROJETOS, é como se o cliente estivesse na frente de uma prateleira de sapatos. Antes de comprar, escolhe caminhar por onde quiser, inclusive sair da loja, ou seja, conhecer as áreas comuns do empreendimento. Resolver essa dor facilita a decisão do cliente, trazendo muita satisfação e motivação para continuarmos oferecendo soluções cada vez mais abrangentes”, emenda Toledo.
Nesse sentido, ficam claras as intenções da iTeleport: sempre promover a melhor solução para o cliente, seja no âmbito imobiliário ou em qualquer outro.
Tecnologia Teleport Project – Decorado Virtual Online, para imóveis na planta
Internet é Grande Aliada na Jornada de Compra e Venda
Outro aspecto muito bem abordado foi a relação entre internet, compra e venda: “A jornada de compra e venda andam juntas. É inegável que o início da jornada de compra já se inicia na internet, por isso, quanto mais responsivo for o site, melhor. Esse engajamento leva o cliente para o estande onde ele pode viver uma série de outras experiências possíveis apenas no estande, como o óculos de realidade virtual para se sentir literalmente lá dentro, além do totem que permite acessar informações mais técnicas, que facilitam a análise de dados comparativos, entre outras facilidades”.
Em seguida, o jornalista finalizou a entrevista com uma reflexão: qual será a aceitação do público sênior à essa nova modalidade de apresentação de imóveis? A resposta é simples: em tempos de isolamento social, se dependermos da adesão da tecnologia para salvar o mercado imobiliário, a resposta já está na ponta dos dedos, ao alcance de um click, por todas as faixas etárias!
Toda essa conexão é uma bela amostra da relevância que a iTeleport vem criando no ramo tecnológico: “Fiquei muito honrado de ter concedido essa entrevista para a Smartus. Isso é um indício de que a iTeleport se transformou em referência no assunto de tecnologia para o mercado imobiliário”, comemora Toledo.
Quarentena Definindo uma Nova Visão Digital
Segundo a Smartus, especialistas do mercado imobiliário afirmam que a quarentena antecipou em 10 anos a transformação digital. Isso é um fato, basta observar a movimentação de todas as empresas do setor.
Nessa lógica, um caso que exemplifica muito bem isso é o da HM Engenharia, que criou uma Sala Digital para capacitar corretores de imobiliárias parceiras online. “O objetivo era oferecer subsídios para que que eles pudessem se aprimorar e viver essa nova era. A possibilidade de assinatura de contratos digitais que antes estavam apenas ao alcance de corretores exclusivos também foi estendida para o restante dos parceiros” declara Elaine Belém, diretora de operações comerciais da incorporadora.
O investimento na capacitação desses profissionais já começou a gerar frutos. “A quantidade de negócios voltou a subir, estamos comemorando a superação da barreira online”. A empresa disponibilizou tours virtuais em todos os decorados diante da impossibilidade de efetuar as visitas físicas. Assim como ela, inúmeras construtoras e incorporadoras espalhadas pelo Brasil já se adaptaram à era digital.
Essa perspectiva se encaixa perfeitamente com a declaração do nosso CEO: “As incorporadoras que tiveram seus stands de vendas fechados correram para aprovar orçamentos até então engavetados ou com baixa prioridade. Não é mais possível ignorar a necessidade de levar toda a operação comercial de forma digital até o cliente”.
O Mercado Digital Obedece ao Cliente
O comportamento do cliente mudou. Essa afirmação tem respaldo não só observando o mercado imobiliário, mas, sim, a sociedade como um todo. O cliente foi forçado a se relacionar com o digital em praticamente todos os setores de suas vidas. Se é o cliente quem dita novas regras, ele espera que as empresas estejam preparadas para atendê-los com nova roupagem. A necessidade dele mudou!
O que foi dito acima nos leva a outra reflexão: será que a quarentena está apenas acelerando a transformação digital?
A opinião de Francisco Toledo, vai além: “O mercado vai perceber que, mais que acelerar, a quarentena já divide águas, sendo, na realidade, a revelação de uma nova mentalidade digital”.
Com isso, concluímos que toda a conjuntura e os casos citados convergem para um fato: a necessidade de tecnologia em todos os âmbitos, e de tecnologia a iTeleport entende.
Confira na íntegra a apresentação de Francisco Toledo no evento da Smartus em Gramado
A iTeleport é uma startup de tecnologia em Visita Virtual para o mercado imobiliário. Desenvolvemos soluções de ponta que acompanham todo o ciclo de vida de empreendimentos, desde o marketing de lançamentos até a revenda e locação. Com quatro anos de operação, a iTeleport possui franquias em 5 estados e já produziu mais de 1.000 Teleports pelo país.
AUTORES:
Camila Niko Chaibub – Corretora de imóveis, Assessora de imprensa & Evangelista iTeleport
Jurandi Campelo – Analista acadêmico e pesquisador